Pular para o conteúdo principal

Alternativas para a substituição de leite e ovo para a confeitaria vegana

A culinária vegana é cheia de criatividade e alternativas agradáveis e saudáveis para a substituição dos derivados animais como leite e ovos. Embora, vale ressaltar que o veganismo não se trata apenas de não consumir proteína animal ou derivados dela, trata-se de uma filosofia de vida que busca excluir a exploração e crueldade com os animais, seja na produção de alimentos, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Fonte: exame.abril.com.br


          Muitos acham que a alimentação vegana é pobre em variedade, mas muito pelo contrário, veganos se alimentam muito bem e de forma bastante variada. Existem diversos alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, hortaliças, castanhas, frutas, sementes, e muitos outros. Neste contexto ainda existem aquelas matérias primas que servem para substituir os produtos de origem animal.

        Quem é vegetariano ou vegano, sabe a dificuldade que é encontrar lugares especializados somente em comida livre de crueldade animal. Especialmente se forem delícias como bolos, tortas e doces. Uma das dificuldades do público vegano é encontrar produtos que possuam características sensoriais similares aos produtos tradicionais encontrados no mercado. Apesar de atualmente existir no mercado uma boa quantidade de produtos veganos, chocolates, biscoitos, carnes vegetais, iogurtes, entre outros, esses produtos muitas vezes não são oferecidos com preços acessíveis para o público em geral. Assim sendo a população vegana/vegetariana de baixa renda tende a procurar alternativas para fazer as devidas substituições, ao leite e ovo na confeitaria, por exemplo.
          A confeitaria vegana é igual às tradicionais no que diz respeito a sabor, mas possui um diferencial muito especial quando olhamos para o conceito e o objetivo que ela tem como missão, que é mostrar para as pessoas que comidas veganas podem ser tão, ou até mais, deliciosas que as comidas convencionais.


Fonte: casavogue.globo.com


          Os doces fazem a alegria de crianças e adultos mundo afora, e para quem se preocupa com a vida dos animais existem opções de doces veganos, ou seja, você pode aproveitar o sabor e ficar com a consciência tranquila ao não estimular a crueldade animal. A principal mudança nas receitas dessas guloseimas é a substituição dos ingredientes de origem animal como leite, manteiga e ovos.

Tendências da confeitaria vegana:
  • Leite vegetal
          Usado em diversas receitas, o leite vegetal pode ser obtido de diversas fontes como arroz, amêndoa, coco, gergelim, castanha, soja e aveia. Dentre as aplicações estão os cremes para recheios e doces, biscoitos, smoothies, iogurtes e tortas.

Fonte: temperoalternativo.com.br


  • Substitutos para o ovo

          Como o ovo é um dos ingredientes que mais está presente nas receitas tradicionais, saber como substituí-lo é bastante importante. Existem vários substitutos porém depende da função que o ovo desempenha na receita tradicional: fermentativa, emulsificante, aglutinante ou espessante. E é de grande importância identificá-la antes de escolher o componente a ser empregado na substituição.

Dentre os substitutos do ovo estão:

  • Chia e linhaça

          Substitutos ideais para receitas em que a função do ovo é “dar liga”, podendo ser usados em panquecas, waffles, pães e bolos.

Fonte: personare.com.br


  • Purê de maçã e purê de abóbora
          Indicados para receitas em que o ovo tem função de umidificar. 
  • Bicarbonato de sódio com vinagre e água gaseificada
          Quando a função do ovo na receita é fazer o preparo ficar mais leve e macio, como um bolo por exemplo, esses são bons substitutos.
  • Lecitina de soja
          Utilizada na indústria de alimentos para dar consistência e elasticidade a diversos produtos, pode ser utilizada também como um substituinte do ovo. Pode-se usar em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies, sorvetes, etc.
  • Ágar-ágar
          É uma versão de gelatina sem ingredientes de origem animal, extraída de algas marinhas, fonte de fibras e sais minerais, não tem sabor, nem cor, sendo também uma ótima substituição.


Fonte: swanonsvitamins.com 


          A imagem acima trata-se da relação entre a quantidade de ovos e seus possíveis substituintes, deixando claro a facilidade do uso de produtos de origem vegetal na confeitaria.
          Diante do crescimento da cultura vegana, e da dificuldade em encontrar produtos que substituam os de origem animal em qualquer setor, busca-se alternativas para facilitar a vida do "novo" grupo. O tema abordado trouxe aqui exemplos da confeitaria, mostrando que é possível implementar em hábitos comuns produtos que substituam o uso do leite e do ovo. Ressaltando a necessidade da indústria atender esse grupo de consumidores.


Autores: Isadora Sousa, Mayane Santana e Vinícius Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alternativas Para o Reaproveitamento dos Resíduos do Processamento de Sucos de Frutas

Quando consumimos um suco industrializado as maiores preocupações geralmente são: Se o teor de açúcar é tão grande quanto falam. Esse produto não tem mesmo conservante? É igual ao da fruta em questão de nutrientes? Porém, nenhum desses questionamentos se preocupa com a produção de resíduos resultantes da produção de suco industrializado. Para os produtores de suco, a grande produção de resíduos tem sido um dos maiores problemas enfrentados ao longo dos anos. Contando que, devido à maior demanda de produção de sucos relacionada com o crescimento populacional, cresce também a quantidade de resíduos. Qual a importância econômica da produção de sucos no Brasil e no mundo?       Em 2016, a produção de sucos no país chegou a 2,3 bilhões de litros, somando um total de R$ 16,2 bilhões de lucro. A produção mundial de sucos no mundo, em 2014, chegou a um total de 38,9 bilhões de litros, com faturamento de 94,3 bilhões de euros.       Com cerca de 40% do mercado total de sucos, o s

Adulterações na Cadeia Produtiva do Leite

A portaria 146/96 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) define que leite é o produto obtido da ordenha completa e ininterrupta em condições de higiene, de vacas leiteiras sãs, bem alimentadas e em repouso. Ainda segundo essa portaria, não se admite nenhum tipo de aditivo ou coadjuvante no leite fluido a granel de uso industrial (leite com destino de processamento e não de consumo direto), já para o leite UHT, permite-se apenas uso dos estabilizantes sódio (mono, di ou tri fosfato), separados ou em combinação em uma quantidade não superior a 0,1 g/100 mL. Então antes de entendermos o que é um leite fraudado... Você sabe a importância econômica da indústria de lácteos para o Brasil?         Embora ao longo de 2017 a economia brasileira siga com expectativas pouco animadoras e com projeção de crescimento de 0,3% segundo o Fundo Monetário internacional (FMI), no primeiro semestre, a cadeia da bovinocultura leiteira registrou crescimento de 4,36%