Pular para o conteúdo principal

Botulismo: Causas, Consequências e Prevenção


Recentemente, ocorreu o primeiro caso no Brasil de botulismo, após 20 anos. A falta de conhecimento de tal doença, suas causas e sintomas para a população dificulta o pronto atendimento.
Então, para que você caro leitor, possa obter mais informações, leia o post até o fim. O primeiro passo é, compreender o que é o botulismo.
O botulismo é uma doença grave caracterizada por não ser contagiosa e é contraída pela ingestão da toxina pré-formada produzida pelo microrganismo chamado Clostridium botulinum. Os casos de botulismo alimentar ocorre de duas formas: a partir da ingestão de alimentos contendo neurotoxina e o infantil causada pela ingestão de esporos de C. botulinum, com a produção da toxina no intestino com maior frequência em crianças com menos de um ano de idade. 
Botulismo alimentar afeta o sistema nervoso de forma rápida e progressiva após a ingestão das neurotoxinas presentes no alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum. Os alimentos que apresentam maior incidência de contaminação são os alimentos embutidos como salsichas, presuntos, chouriços e patês, assim como os derivados de leite, enlatados, queijos, produtos fermentados e peixes em conserva ou defumados, produtos vegetais como palmito, espinafre, aspargos, cogumelos, milho, vagens, figos, azeitonas e ervilhas, também podem estar envolvidos nesses surtos.
Os primeiros sintomas neurológicos podem ser inespecíficos, como tontura, vômito, fraqueza, vertigem e dores de cabeça. Quanto maior a concentração da toxina no alimento ingerido, menor será o tempo de manifestação da doença. Nos casos de Botulismo intestinal é preciso uma maior atenção com o mel, não se pode fornecer mel in natura ou xarope de milho para crianças com até um ano de idade. O período de incubação varia entre 4 a 21 dias, a média é de 7 dias.     
      
Resultado de imagem para Clostridium botulinum saudavel e feliz
Fonte: Saudável e Feliz (2018)
Para evitar esse grave problema de saúde pública, em que o maior perigo de contaminação está nos alimentos preparados de forma artesanal ou conservas caseiras, por conta da manipulação inadequada que proporciona um ambiente favorável para a germinação dos esporos que produzirá a toxina. A melhor opção são as conservas industriais, as quais passam por um rígido controle de qualidade e fiscalização dos órgãos competentes, no momento da compra é importante observar as condições das embalagens não podendo apresentar arranhões, trincas ou amassados.
Caso os sintomas surjam após a ingestão de algum desses alimentos a pessoa deve se dirigir a um hospital. No tratamento deverá ser feito a administração da antitoxina botulínica, para a prevenção do progresso neurológica da doença, a monitorização cardiorrespiratório e cuidado intensivo e meticuloso apropriado para uma doença paralítica em casos de longa duração. Para obter um bom resultado do tratamento é importante um diagnóstico precoce.

Annuska Vieira Cabral, Carlos Renato Vieira e Maria Alice Magalhães de Castro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alternativas Para o Reaproveitamento dos Resíduos do Processamento de Sucos de Frutas

Quando consumimos um suco industrializado as maiores preocupações geralmente são: Se o teor de açúcar é tão grande quanto falam. Esse produto não tem mesmo conservante? É igual ao da fruta em questão de nutrientes? Porém, nenhum desses questionamentos se preocupa com a produção de resíduos resultantes da produção de suco industrializado. Para os produtores de suco, a grande produção de resíduos tem sido um dos maiores problemas enfrentados ao longo dos anos. Contando que, devido à maior demanda de produção de sucos relacionada com o crescimento populacional, cresce também a quantidade de resíduos. Qual a importância econômica da produção de sucos no Brasil e no mundo?       Em 2016, a produção de sucos no país chegou a 2,3 bilhões de litros, somando um total de R$ 16,2 bilhões de lucro. A produção mundial de sucos no mundo, em 2014, chegou a um total de 38,9 bilhões de litros, com faturamento de 94,3 bilhões de euros.       Com cerca de 40% do mercado total de sucos, o s

Adulterações na Cadeia Produtiva do Leite

A portaria 146/96 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) define que leite é o produto obtido da ordenha completa e ininterrupta em condições de higiene, de vacas leiteiras sãs, bem alimentadas e em repouso. Ainda segundo essa portaria, não se admite nenhum tipo de aditivo ou coadjuvante no leite fluido a granel de uso industrial (leite com destino de processamento e não de consumo direto), já para o leite UHT, permite-se apenas uso dos estabilizantes sódio (mono, di ou tri fosfato), separados ou em combinação em uma quantidade não superior a 0,1 g/100 mL. Então antes de entendermos o que é um leite fraudado... Você sabe a importância econômica da indústria de lácteos para o Brasil?         Embora ao longo de 2017 a economia brasileira siga com expectativas pouco animadoras e com projeção de crescimento de 0,3% segundo o Fundo Monetário internacional (FMI), no primeiro semestre, a cadeia da bovinocultura leiteira registrou crescimento de 4,36%

Alternativas para a substituição de leite e ovo para a confeitaria vegana

A culinária vegana é cheia de criatividade e alternativas agradáveis e saudáveis para a substituição dos derivados animais como leite e ovos. Embora, vale ressaltar que o veganismo não se trata apenas de não consumir proteína animal ou derivados dela, trata-se de uma filosofia de vida que busca excluir a exploração e crueldade com os animais, seja na produção de alimentos, vestuário ou qualquer outra finalidade. Fonte: exame.abril.com.br           Muitos acham que a alimentação vegana é pobre em variedade, mas muito pelo contrário, veganos se alimentam muito bem e de forma bastante variada. Existem diversos alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, hortaliças, castanhas, frutas, sementes, e muitos outros. Neste contexto ainda existem aquelas matérias primas que servem para substituir os produtos de origem animal.         Quem é vegetariano ou vegano, sabe a dificuldade que é encontrar lugares especializados somente em comida livre de crueldade animal. Especi