Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento de novos produtos




O desenvolvimento de um novo produto no setor alimentício é um processo complexo que visa atender uma determinada demanda, entretanto para tal façanha é necessário que haja um planejamento bem estruturado. Desse modo, é primordial que o empreendedor siga 4 etapas fundamentais para o lançamento bem-sucedido do produto no mercado, são eles:

Entender o mercado de alimentos no Brasil
  • ·         É fundamental pesquisar o que o mercado está precisando, seja um produto totalmente novo ou um melhoramento em produtos existentes.
  • ·         Analisar quais setores estão mais aquecidos no país, para isso é necessário avaliar dados de empresas.
  • ·         Por último, deve-se pesquisar o quanto seu público alvo está disposto a pagar pelo seu produto, visto que seu foco deve ser cliente, pois é ele quem provém o seu faturamento.   
    Fonte: Pxhere, 2017.

Avaliar a viabilidade do seu produto
Nesta etapa é feita a análise da viabilidade técnica e de inovação, a partir de dados de artigos científicos e patentes. Para isso é necessário que você tenha em mente, as características sensoriais, físicas e químicas que você deseja que o produto tenha, ou seja, as características necessárias para a aceitação do produto.

Validar as hipóteses
Essa fase é extremamente importante. Nela são definidas as possíveis formulações para o produto, variando as concentrações e até mesmo os componentes.

Testar a estabilidade do produto
Para garantir que seu produto está pronto para comercialização é desejável a realização de testes laboratoriais mais específicos, averiguando o comportamento da fórmula ao longo do tempo e garantindo sua seguridade, sendo que os testes irão variar de acordo com o produto.

Autores: Amanda Menezes Santos/UFS, Jéssica Vieira Leite/UFS, Joyce de Jesus Pinto/UFS, Suellem Oliveira Santos de Jesus/UFS.

WHITELEY, Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alternativas Para o Reaproveitamento dos Resíduos do Processamento de Sucos de Frutas

Quando consumimos um suco industrializado as maiores preocupações geralmente são: Se o teor de açúcar é tão grande quanto falam. Esse produto não tem mesmo conservante? É igual ao da fruta em questão de nutrientes? Porém, nenhum desses questionamentos se preocupa com a produção de resíduos resultantes da produção de suco industrializado. Para os produtores de suco, a grande produção de resíduos tem sido um dos maiores problemas enfrentados ao longo dos anos. Contando que, devido à maior demanda de produção de sucos relacionada com o crescimento populacional, cresce também a quantidade de resíduos. Qual a importância econômica da produção de sucos no Brasil e no mundo?       Em 2016, a produção de sucos no país chegou a 2,3 bilhões de litros, somando um total de R$ 16,2 bilhões de lucro. A produção mundial de sucos no mundo, em 2014, chegou a um total de 38,9 bilhões de litros, com faturamento de 94,3 bilhões de euros.       Com cerca de 40% do mercado total de sucos, o s

Adulterações na Cadeia Produtiva do Leite

A portaria 146/96 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) define que leite é o produto obtido da ordenha completa e ininterrupta em condições de higiene, de vacas leiteiras sãs, bem alimentadas e em repouso. Ainda segundo essa portaria, não se admite nenhum tipo de aditivo ou coadjuvante no leite fluido a granel de uso industrial (leite com destino de processamento e não de consumo direto), já para o leite UHT, permite-se apenas uso dos estabilizantes sódio (mono, di ou tri fosfato), separados ou em combinação em uma quantidade não superior a 0,1 g/100 mL. Então antes de entendermos o que é um leite fraudado... Você sabe a importância econômica da indústria de lácteos para o Brasil?         Embora ao longo de 2017 a economia brasileira siga com expectativas pouco animadoras e com projeção de crescimento de 0,3% segundo o Fundo Monetário internacional (FMI), no primeiro semestre, a cadeia da bovinocultura leiteira registrou crescimento de 4,36%

Alternativas para a substituição de leite e ovo para a confeitaria vegana

A culinária vegana é cheia de criatividade e alternativas agradáveis e saudáveis para a substituição dos derivados animais como leite e ovos. Embora, vale ressaltar que o veganismo não se trata apenas de não consumir proteína animal ou derivados dela, trata-se de uma filosofia de vida que busca excluir a exploração e crueldade com os animais, seja na produção de alimentos, vestuário ou qualquer outra finalidade. Fonte: exame.abril.com.br           Muitos acham que a alimentação vegana é pobre em variedade, mas muito pelo contrário, veganos se alimentam muito bem e de forma bastante variada. Existem diversos alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, hortaliças, castanhas, frutas, sementes, e muitos outros. Neste contexto ainda existem aquelas matérias primas que servem para substituir os produtos de origem animal.         Quem é vegetariano ou vegano, sabe a dificuldade que é encontrar lugares especializados somente em comida livre de crueldade animal. Especi