O
desenvolvimento de um novo produto no setor alimentício é um processo complexo
que visa atender uma determinada demanda, entretanto para tal façanha é
necessário que haja um planejamento bem estruturado. Desse modo, é primordial
que o empreendedor siga 4 etapas fundamentais para o lançamento bem-sucedido do
produto no mercado, são eles:
➸
Entender o mercado de alimentos no Brasil
- · É fundamental pesquisar o que o mercado está precisando, seja um produto totalmente novo ou um melhoramento em produtos existentes.
- · Analisar quais setores estão mais aquecidos no país, para isso é necessário avaliar dados de empresas.
- ·
Por último, deve-se pesquisar o quanto seu
público alvo está disposto a pagar pelo seu produto, visto que seu foco deve
ser cliente, pois é ele quem provém o seu faturamento.
Fonte: Pxhere, 2017.
➸
Avaliar a viabilidade do seu produto
Nesta etapa é
feita a análise da viabilidade técnica e de inovação, a partir de dados de
artigos científicos e patentes. Para isso é necessário que você tenha em mente,
as características sensoriais, físicas e químicas que você deseja que o produto
tenha, ou seja, as características necessárias para a aceitação do produto.
➸
Validar as hipóteses
Essa fase é
extremamente importante. Nela são definidas as possíveis formulações para o
produto, variando as concentrações e até mesmo os componentes.
➸
Testar a estabilidade do produto
Para garantir
que seu produto está pronto para comercialização é desejável a realização de
testes laboratoriais mais específicos, averiguando o comportamento da fórmula
ao longo do tempo e garantindo sua seguridade, sendo que os testes irão variar
de acordo com o produto.
Autores: Amanda Menezes Santos/UFS, Jéssica Vieira Leite/UFS, Joyce de Jesus Pinto/UFS, Suellem Oliveira Santos de Jesus/UFS.
WHITELEY,
Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação.
Rio de Janeiro: Campus, 1992.
Comentários
Postar um comentário